Indústria vai mudar composição de alimentos para retirar sódio, diz ministério

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Meta é retirar um total de 28,5 mil toneladas de sódio dos alimentos industrializados. Foco é retirar substância de pães, bisnaguinhas e massas instantâneas.

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (13) que a indústria de alimentos vai fazer mudanças na composição dos produtos a fim de cumprir um acordo para reduzir a quantidade de sódio inserido. A meta é retirar um total de 28,5 mil toneladas de sódio dos alimentos industrializados até 2020. Nesta fase, o foco é retirar sódio de pães, bisnaguinhas e massas instantâneas.

Segundo o ministério, a medida faz parte do acordo cooperação firmado com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimento (Abia) para os próximos cinco anos. 

De acordo com o presidente da Abia, Edmundo Klotz, na primeira etapa do acordo, em 2007, foi retirado o excesso de sódio dos alimentos. Na segunda, houve a substituição do sal tradicional por tipos sal reduzidos em sódio, "algumas empresas usaram temperos naturais".


Nesta nova etapa, a proposta é modificar fórmulas. "Demanda procedimentos mais complicados, como degustação e aceitabilidade."
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade de sódio no pão deve cair pela metade em 2020.


"Significa que, em 2011, quatro fatias de pão por dia representavam 40% da quantidade de sódio diária (796 mg). Após o acordo, esse índice, em 2016, passou a ser 22% (450 mg). Em 2020, com o novo acordo, a expectativa é chegar a 20% (400 mg)."


Em junho de 2016, o ministério informou que 14.893 toneladas de sódio foram retiradas de alimentos brasileiros desde 2011, em produtos como margarinas, cereais matinais, caldos e temperos.

 

Fonte: Globo

LOGO KOELNMESSE byn

 

Atualmente, a Koelnmesse organiza quatro feiras no Brasil: a feira de moda infantil FIT 0/16, realizada duas vezes por ano em São Paulo e em paralelo à Pueri Expo, evento inspirado na maior feira de artigos infantis do mundo, a "Kind + Jugend" em Colônia (Alemanha), que teve sua estreia em junho de 2016,.. Ler Mais

Newsletter

Entrada Invalida
Entrada Invalida
Entrada Invalida
E-mail Invalido